Ensino

Pós-graduação

Além das atividades de atendimento oftalmológico clínico e cirúrgico, o IDTO dedica-se também à área acadêmica. É sede do Curso de Pós-graduação Latu Sensu (Especialização) em Oftalmologia da PUC-Rio, sob a Coordenação da Profa. Dra. Renata Rezende. O curso tem duração de 3 anos e dispõe de 30 vagas por ano para médicos que desejam se formar na especialidade. As inscrições são realizadas diretamente no site da PUC-Rio.

www.cce.puc-rio.br

Ensino de Cirurgia de Catarata

O IDTO se orgulha de ter sido em 2012 o primeiro centro de ensino do Brasil a disponibilizar o simulador cirúrgico Eyesi Cataract. Desenvolvido pela empresa alemã VRMagic, o simulador é utilizado para o treinamento de cirurgiões de catarata no Curso de Aperfeiçoamento em Cirurgia de Catarata com Treinamento Prático em Simulador Cirúrgico. Trata-se do mais moderno simulador cirúrgico para o ensino dessa cirurgia existente na atualidade. Por isso, é utilizado na formação de cirurgiões nos melhores centros de ensino da América do Norte e Europa.

O Curso é realizado em parceria com a Escola Média de Pós-graduação da PUC-Rio e tem como público alvo médicos que estejam cursando a especialização em oftalmologia e tenham interesse em acelerar sua curva de aprendizado cirúrgico, assim como aprimorar a habilidade e segurança na cirurgia de catarata através da técnica de facoemulsificação.

Consiste de um módulo teórico de 6 horas, seguido de treinamento prático no simulador cirúrgico Eyesy de 14 horas, divididas em 7 módulos de 2 horas de treinamento. Ao qual o cirurgião em formação tem a possibilidade de desenvolver sua habilidade nas diversas etapas da cirurgia de catarata, enfrentando as mais variadas situações cirúrgicas.

Desde a chegada do equipamento, em 2012, mais de 300 oftalmologistas de diversas regiões do Brasil já realizaram o treinamento com o simulador nas instalações do IDTO sob a orientação dos professores Tiago Bisol e Renata Rezende.